MISSÃO:

Disciplinar o uso e ocupação do espaço físico da universidade por meio de soluções estratégicas integradas para os quatro campi. Planejar, executar e aprovar projetos de arquitetura e urbanismo de forma técnica, legal, ética e sustentável, contribuindo para a melhoria do espaço físico dos quatro campi UFSCar

VALORES:

• Legalidade;
  • Acessibilidade;
  • Sustentabilidade econômica, funcional e ambiental.

COMPETÊNCIAS:

• Elaboração e definição das ocupações, usos e planejamento urbano dos quatro campi da UFSCar;
  • Coordenar, gerenciar e executar projetos de arquitetura e urbanismo da estrutura física da universidade;
  • Analisar e aprovar projetos terceirizados;
  • Aprovação de projetos nos órgãos externos competentes;
  • Assessorar a Administração superior, as Prefeituras Universitárias, as Secretarias, bem como toda comunidade acadêmica da UFSCar no atendimento às demandas de intervenção do espaço físico dos campi por meio de avaliações de viabilidade técnica, ambiental e de cadastro de edificações e infraestruturas urbanas.

Principais processos da unidade:

1) Estudos Preliminares

•  Preencher fichas do PBN junto aos demandantes/usuários

•  Levantar dados sobre o local de implantação do projeto. O arquiteto responsável pelo projeto deve realizar visita ao local de implantação ou prédio existente no caso de reforma, fazer um levantamento fotográfico, realizar medições e o que mais for relevante para dar início à elaboração do projeto. Nesta etapa é imprescindível o trabalho em conjunto com os profissionais das coordenadorias CoECiv e CoEEM para verificação das interferências de infra-estrutura no local.

•  Pesquisar  referências de projeto de mesma natureza

•  Elaborar estudo preliminar de arquitetura nesta etapa são apresentadas a distribuição e organização gráfica do programa básico de necessidades. Esboço do partido arquitetônico a ser adotado, baseado em critérios normativos, de acessibilidade e sustentabilidade para apreciação dos demandantes/ usuários.

•  Aprovar estudo preliminar junto aos demandantes/ usuários

2) Elaboração de Ante-projetos

•  Pesquisar referências de materiais e especificaçõesPesquisa de materiais construtivos e de acabamento para especificação em projeto. É imprescindível os arquitetos se manterem atualizados sobre as inovações na área. Visitas às grandes feiras anuais de materiais de construção são importantes para obtenção de informações práticas sobre os novos materiais presentes no mercado, que se adequam aos padrões normativos e de economia da Universidade.

•  Elaborar Anteprojeto de Arquitetura. Nesta etapa é apresentada a solução geral do projeto com a definição do partido arquitetônico englobando decisões relativas a forma, função e tecnologia. Concepção estrutural e definição do sistema construtivo mais apropriado em conjunto com a CoECiv levando em consideração a modulação do novo edifício, economia e necessidade de flexibilidade. Indicativo das instalações através do layout de equipamentos e mobiliários dos ambientes. Desenhos de implantação, plantas, cortes e elevações já definidos.

•  Aprovar anteprojeto junto aos demandantes/ usuários

3) Desenvolvimento de  Projetos Executivos

•  Licitar Projeto Executivo de Arquitetura para projetos que serão terceirizados. Elaboração de Memorial descritivo, cronograma físico-financeiro e demais elementos técnicos para licitação dos projetos executivos de arquitetura e todos complementares. Envolve todas as coordenadorias da SeGEF.

•  Elaboração do projeto executivo da arquitetura pela CoAU. Nesta etapa são feitos todo o detalhamento das áreas molháveis, das esquadrias,  ccoberturas e beirais, mobiliário fixo, layout de piso e forro e etc…

•  Revisão do projeto executivo de arquitetura pela CoAU, elaboração de relatório de revisão e encaminhamento para o responsável pelo projeto para providências;

•  Readequação e revisão do projeto. Nesta etapa são feitas complementação e/ou modificação do projeto executivo de arquitetura a partir do relatório de revisão fornecido pela CoAU e da compatibilização com as demais especialidades.

No mapa de fluxo deste link é possível consultar os principais processos e atividades desempenhadas por esta coordenadoria.