A Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico – SeGEF foi instituída pela Portaria GR Nº 4364 de 11 de março de 2020. Ela descende diretamente do Escritório de Desenvolvimento Físico – EDF, que por sua vez foi instituído por meio da Portaria 130/93 de 17 de maio de 1993 e cujas atribuições foram definidas no Anexo da referida Portaria. O extrato ipsis literis deste ato gerador descreve as responsabilidades do escritório, que foram herdadas pela secretaria geral que o sucedeu:

  • Coordenar as atividades que visem à elaboração de estudos, planos e projetos para o desenvolvimento físico dos campi de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas pelas instâncias superiores, compatibilizando as necessidades definidas com os critérios técnicos inerentes;
  • Elaborar estudos e projetos que visem o desenvolvimentos físico dos campi;
  • Elaborar projetos executivos com adequada especificação de materiais para edifícios novos, reformas e adaptações, e projetos para sistemas de infraestrutura;
  • Elaborar estudos para execução de mobiliário e componentes necessários aos edifícios;
  • Assessorar os demais órgãos da Prefeitura Universitária – PU – e da Universidade no se refere aos aspectos técnicos;
  • Manter cadastro atualizados dos bens imóveis dos campi;
  • Identificar e encaminhar providências no sentido de adequação do espaço físico;
  • Acompanhar o Departamento de Fiscalização de Obras da PU (hoje a Coordenadoria de Fiscalização de Obras da própria SeGEF), auxiliando na fiscalização de obras em execução;
  •  Garantir o entrosamento com os demais organismos da Prefeitura Universitária e da Universidade, no sentido de proporcionar o atendimento rápido das solicitações e viabilizar suas atividades.