A SeGEF tem a seguinte estrutura organizacional:

Como Secretaria Geral responsável por ações multicampi relacionadas a projet0s de planejamento e infraestrutura do espaço físico e urbano, a SeGEF conta com 7 Coordenadorias, sendo 4 estabelecidas na sua sede no campus São Carlos, com caráter disciplinar, e 3 Coordenadorias de Gestão do Espaço Físico nos campi de Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, servindo como representações multidisciplinares da secretaria geral em cada campus. Todas as Coordenadorias trabalham de forma integrada e contam também com atribuições próprias de sua área, quer sua atuação seja geográfica ou temática.

Existe ainda a previsão da criação de uma Câmara Técnica de Desenvolvimento Físico (CT-DeFis) consultiva para apoio na tomada de decisão de novos projetos e obras dos 4 campi.

A criação dessas coordenadorias multicampi é de grande relevância, uma vez que, desde o surgimento do campus de Araras em 1991 e mais recentemente dos campi de Sorocaba e de Lagoa do Sino a partir de 2005, a UFSCar aumentou consideravelmente suas demandas de infraestruturas físicas nestes campi.

Neste sentido, as coordenadorias diretamente ligadas à estrutura de São Carlos permite uma melhor interlocução e discussão das demandas, contribuindo para a eficiência na tomada de decisão de viabilidade técnica e econômica dos novos projetos e obras.

A vinculação das coordenadorias multicampi à estrutura da SeGEF é importante pelos seguintes aspectos:

  • Elaboração conjunta dos Planos Diretores de Desenvolvimento Físico para os próximos anos, o que trará melhor ordenamento físico na medida do crescimento dos mesmos.

  • Definição das estratégias de mobilidade, acessibilidade e combate à incêndio, atualmente exigidos por leis federais e auditorias do TCU, CGU e Ministério Público Federal.

  • Comunicação mais efetiva para resolução dos principais problemas referentes à gestão do espaço físico;

  • Apresentação das demandas para estudo de viabilidade técnica e econômica;

  • Unificar os processos de projeto, fiscalização e controle de obras e avaliação pós-ocupação de edifícios e obras de infraestrurura;

  • Melhoria da qualidade dos serviços técnicos de engenharia e arquitetura nos quatro campi.

 Mais recentemente, a SeGEF criou uma estrutura temporária, a UIACOE, responsável pelas tratativas de implementação do Código de Obras recentemente aprovado, pelo redesenho de processos internos e pela reorganização das atividades de todas as demais unidades da Secretaria, tendo em vista as mudanças radicais nos procedimentos e serviços graças às mudanças trazidas pela gestão eletrônica de documentos e demandas, o teletrabalho ocasionado pela pandemia e as novas exigências contratuais para serviços de execução de obras definidas por órgãos de controle. Espera-se que a atuação desse órgão seja concluída dentro de um ano.